

O Projeto Afluências traz uma fusão de elementos da música tradicional brasileira com as forças da natureza e da espiritualidade, explorando a conexão profunda com as águas, as matas, o cerrado e as raízes culturais.
As letras celebram a origem da voz e da música, de forma sincrética, associando as divindades afro-brasileiras e o catolicismo mineiro além de evocar os elementos que fazem parte da cultura de Minas Gerais, especificamente da região da Serra da Canastra.
â
Através da mistura rítmica dos sons e simbolismos das águas, o projeto reflete a importância da tradição e da resistência cultural. O Projeto Afluências é, assim, uma celebração das raízes, das emoções e das tradições, unindo a natureza, a espiritualidade e a cultura popular.
AFLUÊNCIAS
A canção que dá título ao álbum, composta por Caroline Almeida, Rod Lemos e Le Santana celebra as raízes e a cultura de Minas Gerais, destacando suas águas, matas e tradições. A letra expressa um forte vínculo com a Serra da Canastra em Minas Gerais e homenageia a cultura popular do interior.
GIRA DAS ÁGUAS
Essa canção de autoria de Rod Lemos descreve a origem e a jornada de uma voz que nasce e é moldada pelas forças espirituais das divindades afro-brasileiras. Com influências de Nana, Oxum, Obá, Iemanjá, e Iansã, o canto flui e se espalha pelas águas, ventos e emoções, simbolizando a conexão profunda com a natureza e a espiritualidade.
RIO GRANDE
Essa canção composta por Caroline Almeida descreve poeticamente o curso do Rio Grande, refletindo o passado e o retorno às origens. A imagem do rio simboliza a passagem do tempo e o reencontro com a casa, com a história e as lembranças. O coração, que se entrega ao abraço das águas e o retorno ao que é familiar, o colo das águas.
FOLIA DAS ÁGUAS
Essa canção composta por Caroline Almeida mistura elementos da tradicional Folia de Reis com a força simbólica das águas e da natureza. A letra celebra as águas que brotam da serra e do mato, representando a vida e a conexão com o cerrado. A dança e o canto surgem como expressões de resistência e alegria, trazendo a ideia de que, ao cantar e dançar, é possível superar a dor e manter a vida e a esperança vivas.
FICHA TÉCNICA
Vocal: Rod Lemos
Percussão: Caroline Almeida
Piano e Teclados: Le Santana
Arranjos e Produção Musical: Le Santana
Mixagem: Le Santana
Masterização: Le Santana
Produção executiva: Tássio Lopes
â
Gravado entre 2024 e 2025 nas cidades de Passos/MG e São João Batista do Glória/MG.
Projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos/MG.
